Quando se pensa em estudar inglês fora do país, Inglaterra, EUA, Austrália são os países mais disputados. Porem um destino praticamente desconhecido está se tornando moda: Malta.
Trata-se de um pequeno arquipélago, situado no mar Mediterrâneo próximo a Sicilia, sul da Itália. Paralelamente ao maltês, a língua das ruas, por ter sido uma colônia britânica até 1964 o inglês tornou-se a língua oficial.
Em 2004 ingressou na União Europeia e alguns anos depois entrou para o espaço Schengen e há quase 10 anos passou a ter o euro como moeda oficial.
A inclusão no bloco europeu ajudou o país a se tornar um destino mais conhecido e atraente para turistas e estudantes internacionais. O país começou a ser visto como uma boa alternativa porque não exige visto para permanência até 90 dias e pelo baixo custo de vida.
O clima mediterrâneo agrada aos brasileiros: os verões são quentes e os invernos são amenos. E mesmo na estação mais fria do ano é possível tomar banho de mar. São apenas 84 dias de chuva por ano. Muitas de suas praias serviram como cenário para a série Game of Thrones. Pena que uma de suas atrações turísticas mais famosa – a Azure Window, onde foi realizado o casamento de Daenerys Targaryen com Khal Drogo tenha desabadoem março deste ano devido a uma forte tempestade.
A praia de Blue Lagoon, em Comino é considerada uma das mais belas do arquipélago e a capital, Valeta, atrai visitantes graças aos seus imponentes palácios, catedrais e construções medievais. Vários pontos turísticos são patrimônio da UNESCO, como os templos pré-históricos da ilha de Gozo.
O arquipélago é conhecido por suas águas cristalinas, grutas e cavernas. Museu a céu aberto, a história está em cada esquina, passando pelas catacumbas e templos pré-históricos, pela influência de fenícios, romanos, mouros e normandos até ser dominada pelos britânicos.
Mas para desfrutar das belezas de Malta é preciso estar consciente de algumas situações não tão atrativas: o arquipélago não apresenta o mesmo grau de desenvolvimento de outros países da União Europeia e o sistema de transporte é deficiente. Por sorte é uma país pequeno, fácil de percorrer a pé.
Durante o verão as cidades fervem, lotadas de estudantes e turistas e badalações mas fora da alta estação as cidades são pacatas e vazias. Mas para quem quer ter uma imersão no idioma, talvez seja a melhor época.
Os malteses são hospitaleiros e calorosos como os italianos mas às vezes fechados como os ingleses e franceses.
Enfim, Malta é aquele destino ideal para quem quer desfrutar de suas férias em um destino exótico e ao mesmo tempo dar uma reciclada no idioma.
Quero receber mais informações