França uma eterna paíxão
Arte, moda, turismo, gastronomia.... Isso vem logo à mente quando se fala em França. Das elegantes metrópoles às pequenas vilas, o país tem tudo a oferecer a seus estudantes.
A língua francesa continua a ser importante para muitas áreas como negócios, moda, hotelaria, turismo, gastronomia. A agência Forbes estima que 750 milhões de pessoas estarão falando francês em 2050. Então prepare-se para esse novo desafio. Aprender o idioma enquanto vivencia tudo que o país tem a oferecer é muito mais agradável.
A Françatem quase o tamanho do estado da Bahia e uma população próxima a 65 milhões de habitantes. O cenário é composto de vales e planícies, rios e florestas, montanhas nevadas e praias ensolaradas. É difícil encontrar uma área em que os franceses não tenham deixado sua marca. Além dos grandes da pintura, da escultura, da filosofia e da sociologia, esse povo refinou os costumes ocidentais no comer e beber, no vestir e no se enfeitar. O país tem mais de 300 tipos de queijo e algumas centenas de marcas de vinho. Foram os franceses que inventaram a alta-costura, a indústria da moda e até profissões sofisticadas como a de nez – profissional que seleciona essências e combina aromas para perfumes, ou a de sommelier, especialista em vinhos.
A história remonta a 1200 a.C., mas no fim do século XVIII o país foi palco de um acontecimento que mudou a história da humanidade: a Revolução Francesa. O movimento guilhotinou a monarquia e marcou o início da Idade Contemporânea.
A França de hoje é moderna em seus arranha-céus de vidro e aço e, ao mesmo tempo, antiga em suas formas góticas e renascentistas. As marcas da história francesa podem ser conferidas nas ruas e nas praças de Paris, a cidade-luz, culta e elegante e uma das mais visitadas do mundo. É preciso tempo para visitar seus monumentos mais famosos: Torre Eiffel, a Catedral de Notre Dame e o Museu do Louvre. Um bom programa é explorar a região de Champagne, onde se produz o vinho espumante mais apreciado do mundo. Rouen é considerada a capital da Normandia e entrou para a história como o local onde morreu Joana D’Arc. A cidade é lembrada como o berço do impressionismo, imortalizada nas pinturas de Monet.
Chamonix é a principal estação de esqui, encravada no vale mais espetacular dos Alpes franceses. De qualquer ponto da cidade avistam-se picos com neve eterna, entre eles o Mont Blanc. Lyon é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Carcassone é uma das vilas mais bem conservadas, com mais de 3 km de muros ao seu redor. Uma ponte levadiça leva a seu interior, onde ruelas estreitas e casas de pedra fazem você se sentir na Idade Média. Nice e seus 7 km de praia é o balneário mais famoso, disputando com Cannes a preferência dos turistas.
Vale a pena ainda visitar Versailles, o Vale do Loire - tem a maior concentração de castelos e Bordeaux, a capital do vinho, que ainda abriga outros 3 patrimônios históricos da humanidade: as basílicas de Saint Michel, Saint-Seurin e a catedral de Saint André.
Ficou com água na boca? Então não perca mais tempo. É só escolher a data e embarcar. O resto deixa comigo!