Intercambios

BLOG

Irlanda - para estudar, curtir e amar

irlanda.png

A Irlanda já está funcionando normalmente e autorizada a receber estudantes internacionais.  Se ir para a Irlanda está entre os seus planos, quer seja para fazer um período de high school, para aprimorar o inglês ou para estudar e trabalhar é importante se preparar. O que você sabe sobre a Irlanda?  É fundamental conhecer um pouco sobre o país para melhor entender os hábitos, costumes, história, politica, artes quando chegar lá.    Então mãos à obra!

A República da Irlanda, também chamada Eire, ocupa 85% da ilha da Irlanda e seu território é formado por campos verdejantes, pontilhados por ruínas de castelos e construções erguidas durante a Idade Média.  Os outros 15% são ocupados pela Irlanda do Norte, que permanece sob o domínio britânico.   É nessa parte da ilha que por muito tempo ocorreram conflitos entre católicos, favoráveis à independência da Irlanda do Norte, e protestantes, fiéis à coroa britânica.

É um país rico em mitologia.  Foi dali que vieram histórias de fadas que voam, duendes que carregam potes de ouro, dos espíritos femininos que trazem desgraça a quem os vê nas noites sem lua ...

Natureza pródiga tem os Cliffs of Moher como uma das atrações naturais mais visitadas e cuja beleza atrai mais de um milhão de visitantes por ano.

Os irlandeses são um povo brincalhão, que adora beber cerveja quente e contar piadas sobre os ingleses. São muito irreverentes, daquele tipo que prefere perder o amigo mas não perde a piada. O país também é celeiro de grandes nomes da literatura como James Joyce, autor do clássico romance Ulysses,  Oscar Wilde, o poeta que se imortalizou ao escrever O Retrato de Dorian Gray e Bram Stoker que criou um dos monstros mais temidos do mundo o “Drácula” que acabou ganhando vida nas telas do cinema.

A questão religiosa passou a ter importância por causa dos ingleses que invadiram a Irlanda lá pelos anos de 1200.  No começo todos eram católicos mas quando Henrique VIII e sua filha Elizabeth I transformaram a Inglaterra num império anglicano a questão do catolicismo esquentou.  Para os ingleses a Irlanda católica virou uma espécie de inimigo.  Neutraliza-la virou questão de honra.  Assim, as terras dos católicos irlandeses foram desapropriadas e seus proprietários substituídos por protestantes ingleses.  Os católicos foram também proibidos de exercer a religião, de ingressar no exército e de frequentar a escola.  A Irlanda ficou tão pobre que uma praga da batata reduziu a população à metade.

Em 1949 tornou-se independente e hoje atravessa uma fase de progresso sem precedentes.  Ao entrar para a comunidade europeia recebeu uma chuva de eurodólares e o pais inteiro está em reforma. O salto para frente é em decorrência da indústria da telecomunicação e alta tecnologia.  Hoje é o segundo maior exportador de softwares, perdendo apenas para os EUA.  Com isso, milhares de irlandeses que no passado haviam migrado para outras partes do mundo, principalmente para os EUA, Canadá e Austrália, estão voltando para a terra natal.  

E para ficar com água na boca, antes de viajar vale a pena assistir a alguns filmes sobre a Irlanda que narram fatos históricos e políticos, mostram paisagens deslumbrantes e relatam romances emocionantes.   São muitos filmes mas eu selecionei alguns bem marcantes.  Venham comigo:

*RYAN´S DAUGHTER ( A Filha de Ryan) – 1970 Esse foi o filme que me fez apaixonar pela Irlanda.  A história se passa no ano de 1916 na aldeia litorânea isolada de Killany.  Uma jovem se casa com o professor da cidade, muito mais velho que ela, mas vem a se apaixonar por um soldado britânico que chega à cidade para controlar o contato do exército republicano irlandês com os alemães.  O adultério é descoberto e a jovem é execrada da sociedade sofrendo inúmeros castigos e humilhações impostos pelo preconceito da época.  Ver a atriz Sarah Miles caminhando pela praia rodopiando sua sombrinha sob a trilha de Maurice Jarre é inesquecível!

*THE COMMITMENTS (Loucos pela Fama) – 1991 Narra a musicalidade que existe na Irlanda.  É a história de uma banda que conquista seu espaço se apresentando nos bares da cidade.  Bastidores da musica e da fama na linguagem irlandesa. Lembra muito aquela bandinha de Liverpool…

*THE MAGDALENE SISTERS – 1992 Baseado em fatos reais conta a história de 3 irmãs condenadas em 1964 por “crimes morais” e por isso exiladas da igreja católica, passando por abusos mentais, físicos e sexuais.  Apesar de ser uma história irlandesa foi gravado na Escócia porque o tema não seria bem recebido na Irlanda.

*INTO THE WEST (No Limite da Inocência) 1992 Um dos filmes mais famosos na Irlanda nos anos 90. Uma história linda sobre 2 crianças que tem vontade de ser caubóis e desbravar o mundo em seu cavalo branco, apesar dos inúmeros problemas que enfrentam.  Lindinho.

*IN THE NAME OF FATHER (Em Nome do Pai) – 1993 Uma história real sobre um grupo de jovens irlandeses acusados de bombardear um pub na Inglaterra. O filme se passa na década de 70, no auge dos atentados do IRA.  Com músicas de Bob Dylan, Jimi Hendrix e Bono.

*MICHAEL COLLINS (O Preço da Liberdade) 1996 Conta a história do papel do líder rebelde Michael Collins na luta pela independência da Irlanda depois de 700 anos sob o domínio inglês.  A sua atuação se destaca em 1916 após o massacre de irlandeses pelo exército britânico.  Fatos reais sobre uma época sangrenta da Irlanda.

*ANGELA´S ASHES (As cinzas de Ângela) -  1999 A ação se passa em 1935 quando uma família irlandesa faz o caminho inverso e se muda de New York para Cork levando seus 4 filhos.  A história é triste mas narra bem a época na Irlanda.

*THE WINDS THAT SHAKES THE BARLEY (Ventos da Liberdade) – 2006 Mais um filme sobre a luta pela independência, conta história de 2 irmãos – um médico e um guerrilheiro que abraçam a causa e entram em combate.

*ONCE (Apenas uma vez) – 2007 Para quem gosta de romance e música o filme conta a história de um músico irlandês que se apaixona por uma imigrante checa.  Os dois tem uma paixão em comum:  a música.  Produção simples mas vale a pena assistir.

*P.S. I LOVE YOU (P.S. Eu te Amo) – 2007 Muitas caixas de Kleenex ao lado para assistir a esse filme. É a história de um casal muito apaixonado.  Sabendo que estava com os dias contados ele deixa uma série de cartas para a esposa com a finalidade de guia-la para sua recuperação.  Lindo, divertido, emocionante.

*LEAP YEAR (Casa Comigo) – 2010  Esse é para assistir 100 vezes! Uma comédia romântica que conta a história de uma americana que viaja para a Irlanda para pedir o namorado em casamento no dia 29 de fevereiro – o que segundo a tradição irlandesa os homens são obrigados a aceitar os pedidos de casamento.  Claro que acontecem inúmeros contratempos, os planos dão errado e um novo amor entra em cena, entremeados de lindas paisagens e ótima trilha sonora.

E a lista ainda vai longe:  Philomena, Meu Pé Esquerdo, Agnes Browne, The Guard, A Fortuna de Ned, Ondine, O Custo da Coragem.  Vale a pena maratonar.  Quando chegar na Irlanda você vai se sentir em casa!

Valquiria Mac-Dowell