Em 1993, participando de um Congresso nos EUA, tive a felicidade de assistir uma palestra do Guru da Qualidade, Mr. Joseph Juran. Só para resumir, Mr. Juran é um dos maiores nomes do cenário da Gestão da Qualidade, foi responsável pelo incrível desenvolvimento das indústrias japonesas após a II Guerra, cujo trabalho e obras editadas lhe renderam 40 prêmios internacionais em mais de 12 países. Durante a palestra e próximo de completar 90 anos, Mr. Juran anunciou que se aposentaria em breve, deixando a plateia atônita. Perguntado sobre o que faria a partir dali ele simplesmente respondeu: “Vou estudar e reservar um tempo para brincar com meu netinho”.
Michelangelo, escultor, pintor, arquiteto e poeta, aos 87 anos, após ter realizado obras famosas como o David, a pintura do teto da Capela Sistina, a Pietá, entre outras, declarou: “Ainda estou aprendendo”.
E assim muitos outros gênios da humanidade humildemente se expressaram nos mostrando que o aprendizado não tem fim. Afinal, ainda não foi criada a Academia do Sabe-Tudo. Pensando bem, quão inteligentes nós somos? Com o passar dos anos chegamos à conclusão de que o único obstáculo à nossa educação somos nós mesmos. Nosso cérebro pode modificar suas conexões e criar novas à medida que desenvolvemos nossas habilidades.
E quanto a você, para onde o seu aprendizado vai conduzi-lo? Ensino Médio, Bacharelados, mestrados, idiomas, profissionalizantes, sessões de curta duração no conforto de suas casas... Não há limite para o aprendizado, aliás, o limite está onde o definimos. Portanto, não despreze nenhuma oportunidade. Obstáculos surgem mas continue planejando, mantenha o foco e não meça esforços para realizar os seus sonhos. E qualquer que sejam os seus planos de estudar no exterior, conte conosco.