Desde 1987, portanto há 30 anos, comecei minha carreira como consultora de intercâmbio. Ao longo desses anos vivi as melhores experiências dos meus intercambistas.
Naquele tempo não havia internet então não tínhamos tantas opiniões divergentes para confundir. Escolhíamos a escola pela qualidade comprovada no reconhecimento das instituições reguladoras, lia-se algumas linhas sobre a cidade que constavam da brochura e lá iam eles, partiam para descobertas pessoais, assimilavam lições que ninguém poderia ensinar, somente a vida, e posso garantir que sempre o resultado final foi positivo.
Hoje em dia se lê de tudo na internet mas nunca se sabe quem são as fontes. E cada pessoa que deixa o seu comentário ou opinião fala por sí, pela sua própria visão, nem sempre refletindo a realidade.
Intercâmbio é uma experiência cultural única que deixará recordações maravilhosas para o resto de sua vida. A permanênciaem um país estrangeiro dará a oportunidade de conhecer outro povo, de aprender um novo idioma, de se tornar mais independente. Enfim, uma longa lista de vantagens. Viajar nos transforma – às vezes de modo superficial, às vezes de maneira profunda. Viajar é algo pessoal e duas pessoas nunca saem da mesma experiência trazendo as mesmas lembranças. As viagens desfazem muitas das nossas más impressões e prometem numerosas surpresas. A sensação de descoberta está em toda parte.
Infelizmente, ninguém conseguirá fornecer informações completas, prevendo tudo que poderá acontecer. O que vale mesmo é a experiência pessoal e a capacidade de contornar situações inesperadas. Viaje sempre com a mente aberta e o coração pronto para compreender as diferenças. E lembre-se que quando se está visitando um outro país é você quem tem hábitos estranhos. Aonde quer que você vá sempre haverá pessoas boas. Quanto mais tempo você se dedicar a entender os outros, mais compreenderá a si próprio. Navegue para longe do seu porto seguro. Explore. Sonhe. Descubra !