Universidade na Holanda
A Holanda tem se revelado um grande destino quando se fala em fazer um curso superior fora do Brasil. É um país multicultural uma sociedade acolhedora, uma localização central na Europa e um custo de vida compensador. A Holanda tem um dos dez maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo! Os níveis de desemprego, violência e analfabetismo são baixíssimos! Com essas características o país se destaca ainda pelo seu meio de transporte mais tradicional: a bicicleta, gerando cidades limpas e sem poluição, excelentes para a saúde.
O sistema de educação superior Holandês tem uma excelente reputação e tem sido mundialmente aclamado, principalmente pela sua mistura de nacionalidades. As instituições ensino superior têm bom desempenho e atraem estudantes de todo o mundo. Há 2 tipos de instituição: as de Pesquisa (research) e as Applied Sciences (profissionalizantes, mais voltadas para o mercado de trabalho). Apesar do holandês ser o idioma oficial, muitas universidades oferecem seus cursos em inglês o que facilita a integração dos estrangeiros. Uma outra vantagem é que 55% dos estudantes internacionais recebem ofertas de emprego após o término da graduação.
Estudar em uma universidade holandesa abre portas em sua carreira e em sua vida pessoal. É claro que, para chegar lá, é preciso se preparar. O sistema educacional holandês é composto por 13 anos de ensino fundamental e médio enquanto que no Brasl o total é de apenas 12 anos. Sendo assim, para ingressar em uma universidade holandesa é preciso iniciar com o Foundation Year, o que é uma grande vantagem porque o estudante fica melhor preparado para iniciar o curso universitário escolhido. A boa notícia é que o bacharelado na Holanda tem duração de 3 anos, ou seja, não se perde nada. Os alunos podem trabalhar durante os 4 anos de curso (Foundation + 3 anos de Bacharelado) e podem ficar 1 ano trabalhando na Holanda após formados.
Para se inscrever para o Foundation Year é preciso apresentar o Histórico Escolar do Ensino médio, comprovante do nivel de ingles através do TOEFL ou IELTS além de preencher um formulário próprio.
O Foundation Year tem início somente em setembro.