Gap Year
O Gap Year é uma expressão usada para justificar o período de transição entre o término de um ciclo de estudos e antes de entrar em outro. Uma pausa para refletir sobre o futuro, sobre a escolha definitiva de uma carreira e iniciar uma nova etapa mais amadurecido.
O GAP Year está se tornando muito popular em muitos países da America do Norte e da Europa. Infelizmente aqui no Brasil, principalmente os estudantes de ensino médio, ainda são pressionados pelos pais e pelas escolas a se comprometerem com a escolha de uma carreira, fazer o vestibular, ingressar na faculdade ainda muitos jovens sem a certeza de estarem fazendo a opção certa.
Na verdade, o Gap Year pode ser feito em qualquer época: logo após o término do ensino médio, durante a faculdade, após o término da faculdade, entre o bacharelado e a pós graduação ou até mesmo já mais velho para se ajustar a uma nova fase de sua vida.
O que se estuda durante o Gap Year sai totalmente da rotina estressante como daquela preparação para o vestibular. É possível investir em outros interesses como o aprendizado de um outro idioma ou o aprofundamento do idioma necessário para aplicar para a universidade de interesse no exterior ou experiências profissionais.
Mas nem pense que o Gap Year é um período livre, sem planejamento. A pausa serve para se preparar com mais tranquilidade e para ter tempo de fazer a escolha acertada. Não é para passar o ano assistindo Netflix. Exige comprometimento.
Mas se você está decidido, quer mesmo fazer um Gap Year, então você está prestes a embarcar na maior aventura da sua vida! Mais do que uma experiência acadêmica é uma experiência de vida. A grande diferença é que você estará à frente de seus colegas de turma e mais preparado para ser um profissional de sucesso.
Se você está entre aqueles que passaram no vestibular mas somente para o 2º. semestre, o Gap Semester pode ser uma excelente opção também.
O que você pode fazer nesse período? Como já disse uma infinidade de opções entre elas fazer cursos sobre liderança, empreendedorismo, idiomas, música, artes, participar de um programa de voluntariado, praticar esportes, e viajar para lugares nunca antes sonhados.
Prós e Contras do Gap Year
PRÓS:
1. Oportunidade para descansar, sair da rotina, recarregar as baterias.
2. Ter maior controle das suas decisões. Tempo de adquirir novas habilidades e responsabilidades.
3. Estar melhor preparado para iniciar um curso de nível superior, descobrir sua paíxão. Você vai descobrir o que quer realmente estudar, energizar-se para voltar às salas de aula. Muitos relatam que atingiram GPA´s mais altos após a pausa do Gap Year.
4. Ter maior conhecimento de você mesmo e entender melhor o mundo.
5. As universidades se sentem mais atraídas por candidatos que se dedicaram a um período sabático.
6. Enriquece o seu currículo. Você terá um diferencial para apresentar. Será capaz de conversar sobre outros assuntos durante uma conversa de seleção.
7. O Gap Year coloca uma nova perspectiva em sua vida, suas prioridades mudam.
8. Expandir sua rede de relacionamento. Não importa qual vai ser a sua escolha, fatalmente você encontrará outras pessoas, aumentará seu networking.
CONTRAS:
1. Medo de “ficar para trás”. Para muitos, fazer uma pausa é ficar atrás dos amigos e colegas que o acompanharam durante toda a vida. Será mesmo? Analisando os prós acima, você acha que vai perder tempo?
2. Medo de “perder o momento”. Você estava prestes a entrar em um novo ciclo da sua vida mas suspendeu os planos. Alguns pensam que não tomarão o curso normal da vida. Grande engano, você voltará muito mais motivado, cheio de energia para botar em prática os planos que fez durante esse período.
3. Custos. Realmente você precisa fazer um planejamento financeiro e ter certeza que haverá um “patrocinador” dando suporte. Ou então que suas economias serão suficientes para arcar com as despesas desse projeto.
A volta para casa
Voltar para casa após um ano de Gap Year pode ser tão desafiante quanto a decisão de fazê-lo. Você vai precisar de um periodo de readaptação. Além da ansiedade de querer rever a família, comer aquele churrasco junto com aquela suculenta feijoada e mostrar as fotos dos fatos mais importantes daquela aventura, você terá que se se ajustar às pessoas que ficaram por aqui. Você evoluiu, abriu os horizontes mas as pessoas que aqui ficaram continuam as mesmas, talvez tenham dificuldades para aceitar o seu novo estilo, seus novos conceitos e pontos de vista. Você poderá passar por momentos de solidão. Reflita sobre tudo isso e mantenha o foco nos planos de vida que traçou enquanto esteve fora. Assegure o seu GAP Year como a melhor escolha e o tempo mais valioso de sua vida.